Escolha uma Página

Desde cedo somos ensinados que só há dois tipos de pessoas, as inteligentes e as burras. Esse modelo de pensamento pode causar muito prejuízo, principalmente a jovens TDAHs que em alguns situações são chamados de burros, O motivo ´que, por terem esse “problema” possuem uma “deficiência” no aprendizado levando a tal denominação de “burros”.  Nas escolas, principalmente é comum ver alunos separados por turmas fracas e turmas mais fortes, onde a turma forte seria teoricamente de alunos mais inteligentes do que a segunda.

Felizmente, isso tem mudado em muitos países de primeiro mundo por conta de um modelo chamado “Teoria das Inteligências Múltiplas” criado por Howard Gardner, psicólogo cognitivo e educacional nos Estados Unidos professor na Universidade de Harvard.  Esse novo conceito de inteligência vem mudando radicalmente a forma de ensino no mundo todo e impactando positivamente a vida de milhares de jovens que hoje podem aprender melhor a desenvolver suas inteligências. Oestudo de Howard Gardner propõe que nós não temos apenas um tipo de inteligência. Cada ser-humano tem combinações diferentes de inteligência que,  ao todo, são 9 tipos diferentes.

E quais são esses tipos de inteligencia?

Inteligencias Multiplas TDAH

Inteligencia Verbal Consiste na capacidade de se expressar por meio da linguagem
Exemplos: Escritor, professor, palestrante

Inteligencia Musical A capacidade de  identificar e diferenciar sons e notas musicais
Exemplos: Mùsicos, instrumentistas.

Inteligencia LógicoMatemática A capacidade de analisar problemas de forma lógica, de investigar cientificamente e facilidade em resolver problemas matemáticos
Exemplos: Cientista, engenheiro, contador

Inteligencia Espacial A capacidade de  visualizar paisagens e formas de maneira tridimensional e de reconhecer e usar padrões de espaços abertos e de aréas restritas
Exemplos: Arquiteto, motorista, paisagista

Inteligencia Corporal  A capacidade de usar o corpo para gerar resultados;a capacidade de corrdenação motora
 Exemplos: Atletas, dançarinos, atores

Inteligencia Interpessoal  É basicamente a capacidade de se relacionar com outras pessoas e interpretar nuances de sentimentos e expressões do outro
 Exemplos: Políticos, diplomatas, vendedores

Inteligencia Intrapessoal  É a capacidade de reconhecer interpretar e resinificar seus próprios sentimentos, emoções e expressões.
 Exemplos: Lideres religiosos, filósofos

Lembrando que as duas ultimas inteligencias interpessoal e intra pessoal juntas formam o que se chama de inteligência EMOCIONAL.

Você pode descobrir qual inteligencia é a mais desenvolvida em você a partir deste teste

Apesar de nós termos algumas inteligencias mais apurada que as outras, a boa notícia é que nós  desenvolver nossas inteligencias. Acompanhando o blog do SuperaTDAH você vai ter a oportunidade de ver diversos artigos sobre aumento de inteligencia então fique ligado!

Comments

comments