Escolha uma Página

Bem vindo (a) ao blog Supera TDAH! Hoje vamos abordar um tema que pode ajudar a esclarecer muito sobre como funciona a mente de um TDAH, vamos falar sobre hemisférios cerebrais.

Mas antes de começar, que tal uma breve explicação sobre o que é TDAH? TDAH é Transtorno de Déficit de Atenção, também conhecido como DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) e atinge de 3 a 5% das crianças e adolescentes. É um transtorno neurobiológico que normalmente é diagnosticado na infância e que acompanha a pessoa durante toda a vida. Os sintomas mais comuns são  desatenção, inquietude e impulsividade.

Mas, o que tudo isso tem a ver com os hemisférios cerebrais? Primeiro precisamos entender um pouco sobre como o cérebro é dividido, mas fique tranquilo que nós não vamos nos aprofundar em neuro anatomia.

O que você precisa saber, na verdade, é que seu cérebro é dividido em dois hemisférios. E que como o ganhador do Prêmio Nobel de 1981, Roger W. Sperry descobriu, a divisão do cérebro não é apenas física, mas também relativas às suas funções.

Segundo ele, o lado direito era voltado para a criatividade e imaginação, enquanto o esquerdo cuida da lógica e raciocínio. Depois de muito tempo e pesquisas mais avançadas com tecnologias novas, foi descoberto que a coisa não era tão simples assim e o cérebro de cada pessoa possui peculiaridades incríveis.

Outra curiosidade bem legal é que os hemisférios cerebrais também podem ser mais ativos em mulheres do que em homens. Mulheres costumam ter o hemisfério esquerdo – que é responsável pela fala, mais desenvolvido do que o direito, enquanto os homens costumam ter o hemisfério direito (responsável pela localização e percepções espaciais) mais desenvolvidos. Por isso, nada de brigar com sua esposa quando ela errar o caminho ou brigar com o namorado quando você parecer estar fazendo um monólogo. É tudo uma questão de neuro anatomia.

Além disso, algumas funções como reconhecimento de imagens e habilidades musicais são um trabalho para os dois hemisférios do cérebro.

O mais interessante de tudo isso é que todos nós temos um lado do cérebro que é dominante ao outro. E não é preciso fazer muito esforço para saber qual a parte dominante de quem tem TDAH… Obviamente é o lado direito, da criatividade e imaginação. E isso não é apenas dedução não, já existem pesquisas científicas na área que comprovam isso.
hemisferios cerebrais

E como diria o Dr. Lair Ribeiro…  “Um pássaro não voa com uma asa só, por mais forte que ela seja. O ideal é nos equilibrarmos os hemisférios cerebrais

Portanto, procurar balancear os hemisférios cerebrais pode trazer muitos benefícios para quem tem TDAH, chegando até mesmo a diminuir os sintomas.

[alert style=”purple”] Como equilibrar os hemisférios direito e esquedo do cerebro?[/alert]

  • Ginástica cerebral
  • Meditação
  • Auto-hipnose
  • Sons bineurais

Fique ligado aqui no blog pois nós vamos abordar tecnicas para balancer os dois hemisférios.


Alguns especialistas insistem em afirmar que essa separação não existe, mas abaixo podemos ver uma palestra da neurocientista Jill Bolte Taylor, contando suas próprias experiências sobre os hemisférios cerebrais. No vídeo ela conta como ela, uma neurocientista, vivenciou um derrame e como sentiu os 2 hemisférios cerebrais se separassem. O vídeo é realmente incrível, você precisa assistir.

O que leva alguns cientistas a acreditarem que essa divisão não existe é que alguns pacientes tiveram um hemisfério cerebral retirado e continuaram exercendo as funções daquele hemisfério. Por exemplo, um paciente que teve o hemisfério cerebral esquerdo retirado (responsável pela fala), pode continuar falando e se comunicando. Mas isso também pode acontecer devido a plasticidade cerebral, ou seja, em caso de ter o lado esquerdo retirado, o lado direito assume algumas funções para que o indivíduo consiga viver normalmente.

 

Recapitulando tudo o que aprendemos aqui:

  • O TDAH tem tudo a ver com os hemisférios cerebrais.
  • Nosso cérebro é dividido em dois hemisférios, um criativo e outro lógico.
  • Quem tem TDAH costuma ter o lado criativo mais ativo.
  • Homens e mulheres tem os hemisférios mas ativos ou inativos, por isso alguns comportamentos são totalmente biológicos e não somente cultural.
  • Para amenizar os sintomas do TDAH  uma boa saída é balancear os dois hemisférios cerebrais através de ginástica cerebral, meditação, auto hipnose e/ou sons bineurais.
  • Mesmo havendo essa separação, o cérebro é um órgão que pode sofrer plasticidade, ou seja, caso algum dos hemisférios venha a sofrer algum problema ou seja retirado, o outro hemisfério vai tomar para sí as funções do outro, fornecendo ao indivíduo a vida mais normal possível.

Espero que tenham gostado desse artigo e se ficaram com alguma dúvida comente, será um prazer ajudar! E se quiserem saber algo mais sobre TDAH ou sobre os hemisférios cerebrais, comente também, quem sabe o nosso próximo artigo não é sobre o que você quer saber?

É serio pode comentar, é de graça 😉

Comments

comments