Escolha uma Página

Existem 7 aplicativos que ajudam a organizar a vida de uma pessoa com TDAH, transtorno esse que prejudica a vida adulta de forma significativa.

Embora as causas possam ser tanto ambientais quanto genéticas, é fácil apontar que muitas pessoas podem de três tipos de TDAH:

  • TDAH com predomínio de sintomas voltados à hiperatividade,
  • TDAH com predomínio de sintomas voltados à desatenção,
  • E o TDAH combinado, com sintomas de ambos acima.

Enfrentar o TDAH, principalmente quando adultos, pode ser complicado pelo fato da falta de conhecimento e até o tratamento que outras pessoas dão a quem possui esse distúrbio neurológico.

Para facilitar a vida, pelo menos uma boa parte dela, muitos já estão buscando auxílio tecnológico, que nesse caso podem ser apontados, para esse artigo, como 7 aplicativos que ajudam a organizar a vida de uma pessoa com TDAH.

 

Qual é a importância desses aplicativos?

 

Todos concordam que a tecnologia, conforme acontece seu avanço, promove melhorias e aperfeiçoamentos em variadas áreas, inclusive da saúde.

Nesse caso, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade também pode ganhar facilidades, com os chamados aplicativos.

Hoje, estão separados 7 aplicativos que ajudam a organizar a vida de uma pessoa com TDAH, pois na vida adulta, não podemos depender dos pais para a organização de rotinas diárias. Já as crianças com TDAH ainda possuem essa ajuda extra.

Mas qual é a real importância desses aplicativos para pessoas que sofrem com TDAH?

Como se sabe, o TDAH em adultos atinge diretamente o desempenho profissional e pessoal. Empregados com TDAH sofrem, constantemente, com o preconceito (causado pela falta de informação) de colegas – pois, o TDAH afeta a capacidade de cumprir horários e compromissos, impede uma boa organização, facilita o aparecimento de estresse e depressão e ainda influencia na vida a dois.

Os aplicativos, por isso, foram criados por diversas razões:

  • Promover uma melhor organização de tarefas para o dia a dia,
  • Melhorar a produtividade,
  • Servir de alerta (alarme) para compromissos e ocasiões que não podem ser esquecidos,
  • Facilitar uma melhor comunicação e convivência entre colegas – pois os problemas causados pelo transtorno serão evitados,
  • Permitir a realização de anotações (dados e informações) essenciais para não serem esquecidas futuramente.

Em suma, os 7 aplicativos citados abaixo são estratégias para não se abalar tão facilmente com o problema de TDAH. Mesmo que não existam soluções mágicas, esses aplicativos podem fazer uma enorme diferença em como você lida e organiza o seu cotidiano.

 

7 aplicativos que ajudam a organizar a vida de uma pessoa com TDAH

 

Os 7 aplicativos que ajudam a organizar a vida de uma pessoa com TDAH mais populares e eficazes são:

aplicativos tdah evernoteEvernote: o Evernote é um programa extremamente parecido com bancos de anotações, ou seja, um aplicativo que busca ser a solução ideal para quem passa o dia inteiro lidando com grandes quantidades de informações, que precisam ser de fato catalogadas para maior organização e, claro, para ser mais produtivo.

Importância para o TDAH: oportunidade para escrever anotações e lembretes sobre – basicamente – tudo, de modo que não haja esquecimento de qualquer coisa que possa ser essencial ao trabalho/estudo.

 

 

aplicativo any do tdahAny.do – Lista de tarefas: esse aplicativo lhe auxilia a gerenciar suas atividades (principalmente para quem possui um alto volume de itens para controlar), isto é, o aplicativo tem como meta administrar os seus afazeres diários e – principalmente – fazer com que você lembre de fazê-los.

Importância para o TDAH: pessoas com TDAH têm como sintomas a falta de cuidado com detalhes, em organizar tarefas e atividades, e até se esquecem de realizar algo que, na maioria das vezes, é importante.

 

 

 

 

Mobills – Gerenciador Financeiro tdah appMobills – Gerenciador Financeiro: o Mobills é um aplicativo de finanças pessoas, que permite um controle financeiro, de modo a administrar todas as despesas e gastos mensais, e até administrar seus cartões de crédito. O Mobills montará categorias das despesas e receitas, apresentando-as em forma de gráficos e relatórios.

Importância para o TDAH: não só o lado profissional é afetado pelo transtorno, por isso, o aplicativo garante um auxílio extra para avaliar a vida financeira, controlando todas as finanças e melhorando a qualidade de vida (diminuindo o estresse relacionado ao dinheiro e o próprio descuido – característica predominante da desatenção).

 

 

aplicativo tdah color noteColorNote: o aplicativo é muito funcional, pois é um bloco de notas virtual rápido e simples de ser usado. O ColorNote permite escrever e editar as notas, assim como lembretes, listas de compras, e-mails, por exemplo. E mais: cada nota pode ser separada por uma cor diferente, o que é um diferencial do programa.

Importância para o TDAH: o transtorno impacta o modo como a pessoa se concentra, organiza e administra suas tarefas. O aplicativo, nesse caso, é um substituto dos post-its.

 

 

android peak app tdahPeak: Peak é um aplicativo com jogos que permite aumentar o nível de habilidade cerebral, ou seja, são jogos desafiadores (mas divertidos) que promovem o alcance de metas, criação de hábitos saudáveis e que incentivam a memória, o foco, a solução de problemas, a linguagem e a agilidade mental.

Importância para o TDAH: pessoas que sofrem com sintomas de hiperatividade e impulsividade podem obter benefícios com o aplicativo Peak, pois características como inquietação e agitação podem ser abatidas com jogos que promovem a concentração e, além disso, voltar a aprender a seguir instruções (sintoma esse que a desatenção afeta em pessoas com TDAH).

 

 

Wunderlist tdahWunderlist: considerado como um dos melhores gerenciadores e organizadores de tarefas, esse aplicativo tem como característica a possibilidade de criar tarefas e projetos individuais e em grupo, criando lembretes, notas e listas, tanto para motivos pessoais quanto profissionais.

Importância para o TDAH: tanto com familiares como com colegas de trabalho, o aplicativo tem grande vantagem para pessoas com problemas de TDAH, pois deixa livre o compartilhamento de listas e compromissos com outras pessoas, o que, nesse caso, é essencial para uma comunicação efetiva entre todos. Ainda, garante que não haja esquecimento de ocasiões e datas importantes.

 

 

focus at will supera tdah aplicativo appFocus at Will: o aplicativo é serviço de música, desenvolvimento especialmente para ocasionar maior concentração e trazer, por consequência, maior desempenho da pessoa. É claro que o Focus at Will não tem como objetivo entreter, mas sim focar no sistema cognitivo.

Importância para o TDAH: pessoas com TDAH perdem a concentração e se distraem facilmente, e isso é um sintoma que pode ser diminuído e tratado através do aplicativo, pois ele age em partes do cérebro responsáveis por nossas emoções, nos mantendo calmos.

 

 

 

Mesmo com a existência dos 7 aplicativos que ajudam a organizar a vida de uma pessoa com TDAH, esses estímulos externos, como são chamados, ainda não possuem comprovação científica. Mas, apesar da falta de garantia por parte de cientistas e pesquisadores, o sucesso e a experiência de usuários garantem mudanças importantes, como melhora na performance, menos estresse, menos problemas familiares e profissionais e, claro, maior qualidade de vida. O funcionamento realmente impressiona, e o resultado vai de cada um, com sua persistência e real vontade de manter-se saudável o máximo possível mesmo com TDAH.

Update: Fiz um infográfico para facilitar o compartilhamento dessa mensagem:

infografico 7 aplicativos android adultos com tdah supera tdah

Clique na imagem para amplia-la

E você, usa ou conhece algum outro aplicativo que tem ajudado sua vida? Comente ai embaixo.

Forte abraço e até a próxima 😉

Comments

comments